Seu navegador não suporta JavaScript. Algumas funções deste site podem não funcionar. Como água para Chocolate - Audioteca Sal & Luz

Como água para Chocolate

Como Água Para Chocolate
Laura Esquivel
Romance

Chocolate

OUVIR SINOPSE

Neste surpreendente romance que tem como subtítulo Romance em fascículos mensais com receitas, amores e remédios caseiros, tudo gira em torno da cozinha. Cada capítulo é aberto com uma extraordinária e perfeitamente realizável receita, em torno da qual não só se aglutinam os comensais que as consomem como também se “cozinham” e “coalham” amores e desamores, risos e prantos, sobretudo risos.

Trata-se de uma história de amor fervente entre Tita e Pedro, e de como ela direciona todo o seu amor para o ato de cozinhar, já que eles não podem ficar juntos. Seus sentimentos são passados aos alimentos que ela prepara, então suas receitas acabam tocando as pessoas que as experimentam e mudam suas vidas de alguma forma.

A história se passa no México rural no início do século XX, durante a revolução. Tita é a filha mais nova de três irmãs, e não pode se casar devido a uma tradição egoísta na família: a mais nova deve permanecer solteira para cuidar da mãe em sua velhice. A mãe, já viúva, nega o pedido de casamento de Pedro a Tita e oferece então a mão de Rosaura, a filha mais velha a Pedro, que acaba por se casar com ela para ficar perto do seu grande amor, Tita. Esta durante o seu infortúnio conta com a criada índia chamada Nacha que lhe vai soprando aos ouvidos receitas e conselhos na vida e até mesmo após a sua morte. Tita constrói sua relação com Pedro através de suas receitas, que são feitas de maneira a comunicar os seus sentimentos ao seu amor: o desejo, o choro, o desespero e a alegria.

Laura Esquivel nos apresenta uma nova forma de sentir e descrever o erotismo entre os protagonistas, embora muito sutil, por ser um amor proibido. Cada capítulo começa com uma receita e é isso que dá um toque todo especial na história. As receitas aos poucos vão se transformando em narrativas, quase sem a gente perceber, e passam a contar a história de Tita. A autora descreve cada cena com muita delicadeza, sensualidade e beleza. O ponto mais interessante do livro são as sensações que ele provoca: as histórias contadas de um ponto de vista “culinário”, as metáforas com comidas. É um belíssimo livro, com uma linda narrativa, recheado de aromas e sabores.

Newsletter

Empréstimo de Livros


Logotipo Audioteca Sal & Luz

Horário de Atendimento: de segunda, quarta e sexta, das 10h às 15h.
Endereço: Rua Primeiro de Março, 125 - 7º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20010-000
Telefone: (21) 3553-6761 - E-mail: audioteca@audioteca.org.br
CODESS Criação de Sites RJ