Os Jogos Paraolímpicos se realizarão no Rio de Janeiro, entre os dias 07 e 18 de Setembro deste ano e uma equipe em Manaus vem testando uma tecnologia que pode revolucionar o atletismo para deficientes visuais, que visa a possibilidade dos atletas passarem a correr sozinhos, sem a necessidade de seus guias.
Uma, se assemelha a um par de braceletes; a outra é um macacão de mangas e pernas compridas. Ambas contam com vibradores que são acionadas para transmitir ao atleta informações valiosas. Se ele precisar fazer uma curva para a esquerda, por exemplo, uma vibração no braço o ajuda a ajustar seu rumo. Com o macacão, estes dados podem ser compartilhados.
A vibração nas costas significa que ele deve seguir reto. E ao cruzar a linha de chegada, vibrações localizadas nas pernas informam em que posição ele chegou.
Até agora, a novidade foi testada por quatro atletas com deficiência visual em Manaus e envolve 40 profissionais e estudantes, provenientes de engenharia, matemática, linguística e sociologia. A meta é aproveitar a visibilidade dos jogos para divulgar a tecnologia, mais ainda não existe uma data programada. Vamos Torcer.
Fonte: Revista Galileu
Horário de Atendimento: de segunda, quarta e sexta, das 10h às 15h.
Endereço: Rua Primeiro de Março, 125 - 7º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20010-000
Telefone: (21) 3553-6761 - E-mail: audioteca@audioteca.org.br
CODESS Criação de Sites RJ